fbpx Certificação Linux: Comando netcat no Linux (canivete suíço de rede) [Guia Básico]

Blog

Comando netcat no Linux (canivete suíço de rede) [Guia Básico]

📅 01/01/2019 ⏱ 2 min ✍️ Uira Ribeiro
Linuxcomandos
Comando netcat no Linux (canivete suíço de rede) [Guia Básico]

O Comando netcat no Linux ou nc é um utilitário utilizado para fazer “quase tudo” quando se trata dos protocolos TCP e UDP. Ele pode ser usado para abrir conexões TCP, enviar pacotes UDP, escutar qualquer porta TCP ou UDP e escanear as portas abertas de um host.

Ele pode ser útil para servir de proxy simples de TCP, escrever scripts simples de HTTP cliente e servidores, testar processos servidores de rede (daemons) e muitas outras funções.

Veja alguns exemplos de uso do netcat:

Para se conectar em algum host:porta utilizando o netcat, você deve fornecer o endereço do host e a porta. É útil para ver se um determinado servidor está respondendo:

$ nc google.com 80get ../..HTTP/1.0 400 Bad RequestContent-Type: text/html; charset=UTF-8Content-Length: 1419Date: Tue, 14 Apr 2015 02:11:11 GMTServer: GFE/2.0

Para utilizar o netcat como um processo que escuta em determinada porta e enviar o resultado para um arquivo. É útil para saber o que uma aplicação cliente está mandando para um determinado servidor:

$ nc –l –p 6565 > /tmp/arquivo.tmp

O netcat pode até mesmo ser utilizado para escutar em uma determinada porta e jogar o resultado no terminal:

$ nc -l -vv 4343

O netcat pode ser utilizado para saber quais portas estão abertas em um determinado host. É útil para verificar se um determinado serviço deveria ou não estar escutando na rede:

$  nc  -vv  -w1 google.com 20-443

Essa ferramenta pode tanto se comportar como uma aplicação servidora ou cliente, de modo a testar os serviços oferecidos por um determinado servidor ou cliente.

Aprenda muito mais sobre Linux em nosso curso online. Você pode efetuar a matrícula aqui. Se você já tem uma conta, ou quer criar uma, basta entrar ou criar seu usuário aqui.

Gostou? Compartilhe

Uira Ribeiro

Prof. Uirá Ribeiro

Chair do Board do Linux Professional Institute

Especialista Linux com mais de 20 anos de experiência.
Autor de 5 livros e mentor de mais de 14.000 alunos certificados.
20 certificações de alto nível, incluindo LPIC-3, CKA, RHCE e AWS Solutions Architect.

WhatsApp